Como não perder um ótimo filme?



Respondendo a pergunta-título: Ignorando a tradução idiota do nome original, adaptada para os cinemas brasileiros.

"Como Não Perder Essa Mulher" é "Don Jon", primeiro filme dirigido e escrito pelo promissor Joseph Gordon-Lewitt, que há um certo tempo já tinha nos provado sua competência como ator, mas que agora resolveu mostrar que seu talento não se limita. Partindo da atuação de "bad boy" (ótima o suficiente pra irritar todo o público feminino, haha), passando pelo roteiro consistente até a direção bem particular, que foge do lugar comum, tudo me agradou. Virei fã do rapaz definitivamente.

Infelizmente, a divulgação do filme por aqui (em conjunto com esse nome totalmente inapropriado) leva a crer que se trata de uma comédia romântica leve, opção perfeita para um primeiro encontro ou pra levar sua mãe a um programa de domingo. Pobres daqueles desavisados! 
Os espertinhos que leram a sinopse descobriram que na verdade Don Jon é um cara fútil e viciado em pornografia (esta presente no filme de forma nem um pouco sutil, devo avisar...), mas também não é somente disso que se trata a história central. Mas essa surpresa, sim, é bem-vinda. Mas notei que não foi percebida por todos.

É preciso ver um pouco além para poder admirar Don Jon do jeito merecido. Toda a história é cercada de personagens vazios. É irônico e igualmente admirável que Joseph tenha se apropriado desse tipos para representar a complexidade humana, quando o "comum" é abordar o tema partindo de intelectuais problemáticos, a exemplos dos alter-egos de Woody Allen. A futilidade representada no filme através da grande maioria dos personagens tem um propósito. A crítica a tudo isso que faz o filme ser extremamente interessante.

Ver a transformação do personagem (vale ressaltar, vai além do que é mostrado na sinopse e no trailer) é super divertido (saí do cinema cantarolando "Good Vibrations"), além de ser retratado de um jeito bem crível. A princípio não parece, mas cada segundo do filme tem essa função. Pra fechar, deixo vocês com uma das falas mais legais da minha personagem favorita na história:

If you want to lose yourself, you have to lose yourself in another person.

Pode não ser a única maneira, mas ao meu ver... é a melhor. Para o Jon... Bem, vocês terão que assistir pra descobrir. 

2 comentários:

Alan Raspante disse...

Oi, Ju! Mas guria... Claro que me lembro de você! hehe Dois anos sem postar, hein? Que bom que voltou! Fez sim falta!

Quanto à Don Jon, eu ainda não vi. E não me pergunte o motivo, eu também não sei, hehe

Vou tentar ver por esses dias... Estou curioso!

Beijão!

Anônimo disse...

Olá Ju,

Sou leitor do Moviewalk e sou cinéfilo de carteirinha. Eu estou mandando esse email porque estou trabalhando numa empresa que desenvolveu um portal sobre cinema - o Cinema Total (www.cinematotal.com). Um dos atrativos do site é que você cria uma página dentro do site, podendo escrever textos de blog e críticas de filmes. Então, gostaria de sugerir que você também passasse a publicar seus textos no Cinema Total - assim você também atinge o público que acessa o Cinema Total e não conhece o Moviewalk.

Se você gostar do site, também peço que coloque um link para ele no Moviewalk.

Se você quiser, me mande um email quando criar sua conta que eu verifico se está tudo ok.

Um abraço,

Marcos
www.cinematotal.com
marcos@cinematotal.com

 
Moviewalk
Design por Ju B. ~ Tecnologia do Blogger